Pular para o conteúdo principal

Swami Vivekananda - A cauda do Mundo.


Havia um homem pobre que desejava algum dinheiro e tinha ouvido dizer que se conseguisse agarrar um gênio poderia ordenar-lhe que lhe trouxesse dinheiro ou qualquer outra coisa que desejasse. Estava, portanto, muito ansioso para agarrar um gênio. Foi procurar um homem que lhe desse um gênio, e acabou por encontrar um sábio com grandes poderes. Solicitou seu auxílio e o sábio perguntou-lhe o que faria ele com um gênio.

- Desejo um gênio para trabalhar em meu benefício. Ensinai-me como agarrar um, senhor. Desejo isso mais que tudo.

Mas o sábio respondeu: 
- Não vos preocupeis. Voltai para a vossa casa.

No dia seguinte, o homem tornou a procurar o sábio, e começou a chorar e a suplicar:
- Dai-me um gênio. Preciso de um gênio, senhor, para ajudar-me.

O sábio acabou por aborrecer-se, e disse-lhe:
- Tomai este talismã, repeti esta palavra mágica e o gênio virá, fazendo o que quer que lhe ordeneis fazer. Mas tende cuidado. Os Gênios são terríveis e devem ser mantidos constantemente ocupados. Se deixardes de dar trabalho ao vosso, ele vos tirará a vida.

O homem respondeu:
- Isso é fácil. Posso dar-lhe trabalho por toda a sua vida. 

Então, foi à floresta, e depois de ter repetido longamente a palavra mágica, um enorme gênio lhe apareceu e disse:
- Sou um gênio. Fui conquistado por tua magia, mas deves manter-me constantemente ocupado. No momento em que deixares de me dar trabalho, eu te matarei.

O homem disse:
- Constrói-me um palácio.

O gênio respondeu:
- Está feito. O palácio já está construído.

- Dá-me dinheiro - falou o homem.
- Aqui está o seu dinheiro - replicou o gênio.

- Derruba esta floresta e constrói uma cidade em seu lugar.
- Está feito - disse o gênio - Mais alguma coisa?

Então o homem começou a se assustar, e pensou que nada mais poderia ordenar ao gênio, que fazia tudo num abrir e fechar de olhos.

O gênio declarou:
- Dá-me algo para fazer, senão eu te comerei.

O pobre homem já não encontrava ocupação para ele e estava apavorado. Correu, correu, e por fim encontrou o sábio e disse-lhe:
- Oh! Senhor, protegei a minha vida.

O sábio perguntou-lhe o que lhe acontecia, e o homem respondeu:
- Não tenho mais nada para ordenar ao gênio. Tudo o que eu lhe digo, ele faz num momento, e ameaça comer-me se não lhe der trabalho.

Nesse momento chegou o gênio, dizendo:
- Eu te comerei.

E ia comer o homem, que começou a tremer, suplicando ao sábio que lhe salvasse a vida. O sábio falou:
- Encontrarei uma saída. Olhai para este cão, que tem a cauda curva. Arrancai rapidamente a vossa espada e cortai-lhe a cauda, dando-a ao gênio para endireitá-la.

O homem cortou a cauda e, lenta e cuidadosamente, o gênio endireitou-a. Mal, porém, largou dela, eis que de novo se enrolou. Assim ficou durante dias e dias, até que se sentiu exausto e disse:

Nunca na minha vida tive transtorno igual. Sou velho, um gênio veterano, mas nunca cheguei a transtorno igual. Vou fazer uma combinação contigo: liberta-me, e poderás conservar tudo quanto lhe dei, com a minha promessa de que não te farei mal.

O homem ficou encantado e aceitou alegremente a oferta.

Este mundo é como a cauda enrolada de um cão, e as pessoas levam a lutar para endireitá-la durante centenas de anos. Quando largam dela, eis que de novo se enrola. Como poderia ser de outra maneira?

É preciso, primeiro, saber como trabalhar sem apego, para que não se chegue a ser um fanático. Quando soubermos que este mundo é como a cauda enrolada de um cão, cauda que jamais poderá ser endireitada, não nos tornaremos fanáticos. Se não houvesse fanatismo no mundo, ele progrediria muito mais do que agora. É um erro supor que o fanatismo pode impulsionar o progresso da humanidade. Pelo contrário, é um elemento que retarda esse progresso, gerando ódio e cólera, e levando os indivíduos a lutarem uns contra os outros, fazendo-os sentirem-se mutuamente antipáticos.

Pensamos que o que quer que possuamos ou façamos é a melhor coisa do mundo, e que o que não possuímos nem fazemos nada vale. Lembrai-vos sempre, portanto, da história da cauda enrolada do cão, de cada vez que tiverdes tendência para vos fanatizar. Não precisai preocupar-vos ou ficar insones por causa do mundo, ele seguirá sem vós. 

Quando tiverdes evitado o fanatismo, e só então, trabalhareis bem. O homem de cabeça bem equilibrada, o homem calmo, de bom julgamento e nervos frios, dotado de grande capacidade de simpatia e amor, é o que faz bom trabalho, e assim fazendo, faz bem a si próprio. O fanático é insensato e não tem simpatia. Jamais poderá endireitar o mundo, nem se tornará puro ou perfeito. 

(Texto extraído do livro “As Quatro Yogas de Auto-Realização” – Swami Vivekananda - Ed. Pensamento.)

* Swami Vivekananda, (1862-1902), Discípulo-iogue de Paramahamsa Ramakrishna.

Somos Todos Um: www.stum.com.br/st13651
Canal Sol do Everest: www.youtube.com/soldoeverest

Postagens mais visitadas deste blog

Osho - A felicidade...

Site:   www.soldoeverest.com.br Canal Sol do Everest:  www.youtube.com/soldoeverest

Machado de Assis - Eterno parênteses em aberto...

"Você é aquilo que ninguém vê. Uma coleção de histórias, estórias,  memórias, dores, delícias, pecados, bondades, tragédias e sucessos,  sentimentos e pensamentos.  Se definir é se limitar.  Você é um eterno  parênteses em aberto, enquanto sua eternidade durar."  Machado de Assis Site:   www.soldoeverest.com.br Site no Somos Todos Um:  www.stum.com.br/st13651 Canal Sol do Everest:  www.youtube.com/soldoeverest

Gratidão

Amigos, Achei muito bonita esta mensagem que recebi do meu professor Mauro Kwitko, por e-mail e gostaria de compartilhar com vocês que acessam o  SOL do EVEREST . Um [ ] fraterno, Amor Determinação Confiança