Pular para o conteúdo principal

Solidariedade


Solidariedade pode ser definida como “um sentimento que leva os homens a se auxiliarem mutuamente”, ou seja, é “uma relação mútua e natural entre indivíduos ou entre um indivíduo e “coisas” (animais, vegetais e o próprio meio ambiente), não visando a recompensas ou a interesses alheios”.

Refletindo sobre o sentido ínfimo da palavra, é possível perceber que ela traz algo muito maior do que o seu significado, ela é um dos sentimentos mais difíceis de praticar diariamente, é algo que muitas vezes é esquecido. Somente através de muita prática é que o homem aprenderá a ser solidário com o próximo, chegou a hora de testar a teoria na prática e não ficar preso tão somente ao conceito.
    
Ser Solidário...

    Aprendido o conceito de “Solidariedade” chegou o momento de refletir sobre: “O que é ser um indivíduo solidário?” ou “Como posso exercer a minha solidariedade?”.

Ser Solidário é...

    Ser consciente dos problemas do mundo e agir em prol do próximo e do planeta, respeitando toda e qualquer forma de vida.

   Ouvir o coração e praticar a caridade com o próximo, com a natureza e com os animais.

    Louvar a Deus e pedir a ele proteção e amparo a todos os necessitados.

    Ignorar a maldade e não retribuí-la com igual sentimento impuro, mas recebê-la com bondade acima de tudo.

   Doar-se por completo a uma causa, a alguém, visando ao bem estar comum.

   Amar primeiramente a si mesmo, para amar a Deus e ao próximo.

  Retribuir a bondade com a bondade.

   Idolatrar ídolos conscientes, cidadãos ativos que querem mudar o mundo para melhor e apoiá-los com senso crítico de justiça.

   Elevar o pensamento a Deus e a tudo que for bom e bonito, não deixando dominar-se pela ignorância e pela maldade, podendo dar carinho e sentimentos bons a quem necessitar.

   Dar ao próximo aquilo que lhe for necessário, mas sem pensar em recompensas.

   Abdicar da comodidade e fazer algo pelo próximo.

   Dispensar a luxúria, a vaidade, o egoísmo e se apegar ao que realmente elevará a alma, servindo de exemplo ao próximo.

   Edificar o trabalho de Jesus, repassar a todos uma palavra carinhosa, uma palavra amiga em todos os momentos que as almas estiverem mergulhadas na solidão.

A.D.

Postagens mais visitadas deste blog

Osho - A felicidade...

Site:   www.soldoeverest.com.br Canal Sol do Everest:  www.youtube.com/soldoeverest

Machado de Assis - Eterno parênteses em aberto...

"Você é aquilo que ninguém vê. Uma coleção de histórias, estórias,  memórias, dores, delícias, pecados, bondades, tragédias e sucessos,  sentimentos e pensamentos.  Se definir é se limitar.  Você é um eterno  parênteses em aberto, enquanto sua eternidade durar."  Machado de Assis Site:   www.soldoeverest.com.br Site no Somos Todos Um:  www.stum.com.br/st13651 Canal Sol do Everest:  www.youtube.com/soldoeverest

Gratidão

Amigos, Achei muito bonita esta mensagem que recebi do meu professor Mauro Kwitko, por e-mail e gostaria de compartilhar com vocês que acessam o  SOL do EVEREST . Um [ ] fraterno, Amor Determinação Confiança