Pular para o conteúdo principal

Dalai Lama - Felicidade e alegria são escolhas…



Quando identificamos o estado mental de uma pessoa como o fator principal  para se alcançar a felicidade, isso não significa negar que as nossas necessidades básicas de comida, vestimentas e abrigo precisam também ser atendidas. Mas uma vez que essas necessidades tenham sido atendidas, a mensagem é clara: não precisamos de mais dinheiro, sucesso ou fama, não precisamos de um corpo ou um parceiro perfeito – agora, nesse exato momento, temos uma mente que é o equipamento básico que precisamos para alcançar uma felicidade completa.

Quando pediram para ele definir as características de uma pessoa psicologicamente saudável ou bem ajustada ele respondeu o seguinte:

Bem, eu considero saudável uma pessoa compassiva e de bom coração. Se você mantém um sentimento de compaixão, amorosidade, então algo automaticamente abre você para o mundo. E através dessa porta você pode se comunicar mais facilmente com as outras pessoas. E o sentimento de cordialidade cria um tipo de abertura. Você descobrirá que todo ser humano é igual a você, e essa compreensão irá ajudá-lo a se relacionar com eles mais facilmente.

Felicidade e alegria são escolhas…

Quer estejamos falando de felicidade ou alegria, é sempre um sentimento interno. Entretanto, existe uma diferença importante: a felicidade do ego geralmente origina-se do mundo físico externo – obter o que pensamos que é necessário para aliviar as ansiedades que temos e atender nossas necessidades de deficiência.

A alegria da alma se origina do nosso mundo mental interno – surge internamente, portanto pode ser cultivado pelas nossas atitudes, filosofias, princípios e nossa maneira de ser no mundo. Felicidade e alegria são escolhas, e estão sob nosso controle.

As fontes de felicidade e alegria em cada nível de consciência são descritas em detalhe abaixo:

Nível 1: Sobrevivência
Se você está funcionado a partir do nível de consciência da sobrevivência, o que lhe faz feliz é satisfazer as necessidades e demandas do corpo através da experiência da comida, bebida, sexo e ausência de dor. Podemos também incluir nesse nível o fato de ter dinheiro suficiente e segurança para sentir segurança e conforto no mundo.

Nível 2: Relacionamentos
Se você está funcionado a partir do nível de consciência dos relacionamentos, o que lhe faz feliz é satisfazer suas necessidades e demandas de amor e pertencimento através da experiência da aceitação, respeito, conexão, camaradagem e comunicação aberta.

Nível 3: Autoestima
Se você está funcionado a partir do nível de consciência de autoestima, o que lhe faz feliz é satisfazer sua necessidade e ânsia por valor próprio, experimentadas através das ações que tragam elogio, apreciação, reconhecimento, realização, reconhecimento e recompensa.

Nível 4: Transformação
Se você está funcionado a partir do nível de consciência da transformação, o que lhe faz feliz é satisfazer sua necessidade de liberdade e autonomia, e ter situações e experiências de vida e trabalho que desafiam sua mente para crescer e aprender continuamente. 

Nível 5: Coesão Interna
Se você está funcionado a partir do nível de consciência de coesão interna, o que lhe faz feliz é satisfazer sua necessidade de encontrar significado e propósito na sua vida para além da satisfação das necessidades básicas, de maneira que você tenha um caminho para a expressão de sua paixão e talentos únicos que você sente ser capaz de oferecer ao mundo.

Nível 6: Fazer a diferença 
Se você está funcionado a partir do nível de consciência de fazer a diferença, o que lhe faz feliz e alegre é satisfazer sua necessidade de realizar seu senso de propósito realizando contribuições positivas para o mundo ao seu redor, e comprometendo-se em estabelecer conexões empáticas com outros de uma forma colaborativa. 

Nível 7: Serviço
Se você está funcionado a partir do nível de consciência do serviço o que lhe faz feliz e alegre é satisfazer sua necessidade de estar à serviço dos outros, ajudando-os a atender suas necessidades de deficiência ou apoiá-los na busca da satisfação de suas necessidades de crescimento.

Nível de felicidade e nível de consciência evoluem no mesmo compasso…

Isto significa que o nível de felicidade ou preenchimento pessoal que você experimenta em um momento específico da sua vida depende do estado de evolução da sua consciência pessoal. Quanto mais você cresce e evolui em termos de consciência, maior será seu potencial de experimentar a realização e consequentemente a plenitude em vida.

Dalai Lama

Referências:
Dalai Lama, em “A Arte da Felicidade: um Manual para a Vida”.

Canal Sol do Everest: www.youtube.com/soldoeverest

Postagens mais visitadas deste blog

Osho - A felicidade...

Site:   www.soldoeverest.com.br Canal Sol do Everest:  www.youtube.com/soldoeverest

Gratidão

Amigos, Achei muito bonita esta mensagem que recebi do meu professor Mauro Kwitko, por e-mail e gostaria de compartilhar com vocês que acessam o  SOL do EVEREST . Um [ ] fraterno, Amor Determinação Confiança

Machado de Assis - Eterno parênteses em aberto...

"Você é aquilo que ninguém vê. Uma coleção de histórias, estórias,  memórias, dores, delícias, pecados, bondades, tragédias e sucessos,  sentimentos e pensamentos.  Se definir é se limitar.  Você é um eterno  parênteses em aberto, enquanto sua eternidade durar."  Machado de Assis Site:   www.soldoeverest.com.br Site no Somos Todos Um:  www.stum.com.br/st13651 Canal Sol do Everest:  www.youtube.com/soldoeverest